sejam bem vindos

Este blog é dedicado a eletrônica, portanto todo aquele que curte eletrônica e queira participar, sejam bem vindos. Fiquem a vontade e se quiser que algum de seus arquivos, dicas ou idéias seja publicada aqui no blog, basta entrar em contato no e-mail marcio562008-@hotmail.com, e terei o maior prazer em publicar seu material, junto com arquivo coloque sempre o seu nome para que seja adicionado junto a publicação o nome de quem contribuiu com o material. espero a contribuição dos amigos para tornar este blog um excelente local de busca sobre informações em eletrônica. A todos que quiserem colaborar, o meu muito obrigado.





segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ESQUEMA DE UM ELETRIFICADOR DE CERCAS SENTINELA MOD SUPER 30000

                                                         





R1,2,3 = 10K x 1/4W
R4 = 1M x 1/4W
R5 = 470K x 1/4W
R6 = 10M x 1/4W
R 7 = 1K x 1/4W
C1,2,3 = 1UF x 250V
C4 = 3,3UF x 250V
C5 = 100N x 250V
CH1 = 1 POLO 2 POSIÇÕES
T1 = BT151
NE2=NEON OU PODE SER SUBSTITUIDO POR UM ZIDAC
A BOBINA É PROJETADA PARA ELETRIFICAÇÃO DE CERCAS COM UMA
 RELAÇÃO DETRANSFORMAÇÃO DA ORDEM DE 50X, COMO É DE MUITO
ALTA TENSÃO, SÓ DEVERAENROLA-LA SE TIVER EXPERIÊNCIA, SENDO QUE
O PRIMARIO CONSTITUI EM 60 ESPIRAS DE FIOENTRE 23 AWG OU PRÓXIMO
 DIPOSTOS SOBRE 2 CAMADAS SEPARADAS POR ISOLAMENTO
 E OSECUNDARIO DEVE TER ENTRE 2500 A 3000 ESPIRAS DISPOSTAS
EM 10 CAMADAS TODASSEPARADAS POR ISOLAMENTO, PARA NÃO HAVER
O VAZAMENTO DE ALTA TENSÃO, OISOLAMENTO ENTRE CAMADAS DEVE
SER DE BOA QUALIDADE, EU COSTUMO USAR DUASVOLTAS DE
FITA CREP SOBRE CADA CAMADA, NÃO É ACONSELHAVEL FITA TRANSPARENTE,
POIS A FITA TRANSPARENTE DIFICULTA O ENROLAMENTO UMA VEZ QUE DEIXA
A CAMADA INFERIOR VISIVEL. O ENROLAMENTO DEVE SER FEITO DE FORMA
QUE AS ESPIRAS NUNCA FIQUEM REMONTADAS. CADA CAMADA DEVE
SER ENROLADA COM O MAXIMODE CUIDADO PARA QUE AS ESPIRAS FIQUEM
 BEM UNIDAS MAS NUNCA REMONTEM, E O ISOLAMENTO ENTRE CAMADAS
É OBRIGATÓRIO, O MAL ISOLAMENTO ENTRE CAMADAS CAUSARA A
QUEIMA DA BOBINA E AI FOI TRABALHO EM VÃO.
POR: MARCIO JOSÉ TEIXEIRA
ESTE ESQUEMÁTICO TEM COMO OBJETIVO AUXILIAR OS TÉCNIDOS EM MANUTENÇAO

104 comentários:

  1. OIE ...TUDO BEM ???? VI UNS CIRCUITOS INTERESSANTES AQUI ME SEU BLOG......

    QUERIA TE DAR UMA SUGESTÃO.... SISTEMAS DE MONITORAMENTO.....SE VC ENTENDER ALGO....COLOCAR ESQUEMAS..... FALO ISSO... POR QUE EU E PICCO CONHECIAMOS UM DOIDO QUE POSTAVA CIRCUITOS TIPO ESSES SEUS.... E ELE TINHA COLOCADO SOBRE MONITORAMENTO..... INFELISMENTE O BLOG DELE ACABOU.....E EU NEM SALVEI NADA......

    E SO UMA SUGESTÃO.....RSSS

    O PICCO FOCOU REVISTAS....E EU CIRCUITOS FERRAMENTAS E TAL......

    O BLOG E UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE..... E SE TODOS COMPARTILHAR CONHECIMENTOS....TEMOS SÓ A GANHAR..... ABRAÇOS TONY

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, gostei muito do blogger ainda mais da rádio evangélica.
    Tô seguindo.
    André Nolasco - Estudante em Telecomunicações IFSul campus Pelotas.

    ResponderExcluir
  3. nao to conseguindo baixar. Poderia colocar esse esquema no 4shared? Ou me envia por email. Eletrofuchs@hotmail.com . Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  4. ok amigo, agora postei diretamente no blog mesmo.
    obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  5. olá desde já quero te parabenizar seu blog... é shou .queria saber se tem como almentar a potencia da bobina ,para ter mais alcance de cerca eletrica rural

    ResponderExcluir
  6. SIM AMIGO, TEM COMO AUMENTAR A POTENCIA DA BOBINA, BASTA AUMETAR A QUANTIDADE DE CAMADAS DE FIO NA SAIDA DA BOBINA, MAS PARA ISSO DEVERAAUMENTAR TAMBEM O ISOLAMENTO ENTRE CAMADAS. UMA OUTRA FORMA É ENROLAR A BOBINA COM CODUTORES UM POUCO MAIS GROSSOS, PIS ISSO AUMENTARIA A CORRENTE. SE VC JÁ TEVE A CHANCE DE DESENROLAR UMA BOBINA DOS ELETRIFICADORES GUACHUCA, DEVE TER NOTADO QUE OS ENROLAMENTOS DELA SÃO COM CONDUTORES MAIS GROSSOS E QUE A BOBINA DOS GUACHUCAS SÃO COM NUCLEOS DE TRAFO DO TIPO E/I, E OLHA QUE OS ELETRIFICADORES RURAIS GUACHUCAS SÃO NA MAIORIA PARA 50 KILOMETROS DE CERCA. SÃO DE UMA POTENCIA INCRIVEL, COM UMA CENTELHA DE CERCA DE UNS 1,5 A 2 CENTIMEROS DE DISTACIA.
    QUALQUER COISA DE UMA PESQUISADA SOBRE COMO ENROLAR BOBINAS DE ALTA TENSÃO.
    TRABALHO BEM COM ELAS, MAS PESQUISANDO VC PODERA ENCONTRAR ÓTIMOS MATERIAS SOBRE O ASSUNTO, E QUALQUER DUVIDA PODE ME CONTATAR AQUI POR COMENTARIOS, OU POR E-MAIL, NO INICIO DA PAGINA VC ENCONTRA MEU E-MAIL.
    UM FORTE ABRAÇO E BOA SORTE

    ResponderExcluir
  7. valeu pela explicação ,muito obrigado.mais uma duvida o enrolamento primario é de fio 23 awg e o segundario que fio que uasa ,desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  8. AMIGO, PARA O ENROLAMENTO SECUNDARIO UTILIZE FIO 36 OU 38, O FIO MAIS FINO FIACA MAIS DIFICIL DE ENROLAR COM PRECISÃO, POREM TEM MELHOR DESEMPENHO NA QUESTÃO DE VOLTAGEM. EU NÃO COSTUMO CONTAR A QUANTIDADE DE ESPIRAS QUANDO ENROLO BOBINAS DE ELETRIFICADORES, EU COSTUMO ENROLAR O PRIMARIO COMO DESCRITO E O SECUNDARIO FAÇO COM 10 CAMADAS DE FIO 38. AO ENROLAR A BOBINA, SEMPRE DEIXE UM POUQUINHO DE ESPAÇO ENTRE O FIM DO ENROLAMENTO DE CADA CAMADA E O ISOLAMENTO, OU SEJA, O ISOLAMENTO DE CADA CAMADA DEVE SER SUPERIOR AO COMPRIMENTO DO ENROLAMENTO. SEMPRE DIXO UM ESPAÇO MINIMO DE UNS 5 MILIMETROS DE CADA LADO, SENDO ASSIM O COMPRIMENTO DO ENROLAMENTO SEMPRE FICA MENOR DO QUE O COMPRIMENTO DA CAMADA ISOLANTE, POIS SE NÃO DEIXAR ESSE ESPAÇO OCORRERÁ VAZAMENTO DE ALTA TENSÃO ENTRE CAMADAS E CAUSRÁ A PERDA DO SERVIÇO EFETUADO. UM OUTRO PONTO É QUE ESSAS BOBINAS PODEM SER ENROLADAS SOBRE UM PEQUENO PEDAÇO DE CANO DE PVC COM 20 MILIMETROS DE DIAMENTRO E APROXIMADAMENTE 10 CENTIMETROS DE COMPRIMENTO. OBSERVE QUE AS FITAS VREPS, AQUELAS PROPRIAS PARA SER USADA EM CAIXAS DE PAPELÃO PARA LACRAR AS CAIXAS, VAI DAR UM LARGURA APROXIMADA AO COMPRIMENTO DO PEDAÇO DE CANO USADO PARA FAZER A BOBINA. DEPOIS DE ENROLADO A BOBINA É SÓ PREENCHER O INTERIOR DO C ANO COM LAMINAS DE FERRO. JA VI MUITAS BOBINAS EM QUE SEU NUCLEO ERA FEITO DE TIRAS DE UM MATERIAL TIPO LATÃO. A MAIORIA DOS FERROS SERVEM PARA O NUCLEO DE BOBINAS DESSE TIPO.
    MAIS DAQUI UNS DIAS VOU VER SE POSTO ALGUMAS IMAGENS DE BOBINAS FEITAS COM ESSE TIPO DE MATERIAL.
    ATÉ +
    BOA SORTE E QUALQUER DUVIDA É SÓ CONTATAR, NO QUE EU PUDER AJUDAR, VOM CERTEZA FAREI

    ResponderExcluir
  9. estou com mais uma duvida.porque estou a fim de vazer esse modelo super 30000 ,que vc postou .os capacitor sao todos polarizado

    ResponderExcluir
  10. oi amigo, todos os capacitores são de poliester

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Prof. tenho que fazer um proj. de uma cerca eletrica pode me enformar sobre a sentinela.. Para que serve e Objetivo. para concluir no relátorio agradeço desde já.
    Vou comprar os materiais Hj!

    ResponderExcluir
  12. oi amigo, o sentinela é um eletrificador de cercas para condicionamento de animais, quase que exclusivamente para animais bovinos, porem nada impede que seja usado para outros fins. este eletrificador não é um projeto de minha autoria, porem resolvi esquematiza-lo para facilitar a vida daqueles que trabalha em manutenção. se vc quiser dar uma olhadinha no mercado livre, vai ver que vc encontra eles a venda lá. bom mas o interessante é montar para adquirir experiencia né, porem a fabricação desse aparelho para revendas constitui crimes previsto em lei, no entanto se vc vai construir para uso próprio e por questões didáticas, então está ai um projeto simples e bem interessante. as dicas para a construção da bobina vc encontra aqui mesmo, veja o arquivo e leia os comentários que vai ficar bem informado sobre este aparelho e no caso de duvidas é só entrar em contato.

    ResponderExcluir
  13. olá gostaria de saber quis são os diodos, pois não constam da lista de materiais. Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. OS DIODOS SÃO 1N4007 OU QUALQUER EQUIVALENTE DE IGUAL OU MAIOR CORRENTE.

    ResponderExcluir
  15. Olá amigo, me dá uma ajuda aqui. Estou com este circuito funcionando aqui mas apresenta um problema: Fica oscilando muito rápido, cerca de 5 hz, o neon só pisca na primeira vez, depois disso o bt151 fica oscilando rápido e o neon só pisca às vezes depois nem pisca mais, o bt continua trabalhando rápido. Toda vez que o neon pisca gera alta, fora isso o circuito oscila (rápido) e sem alta na saída.

    Já testei os diodos, resistores e o próprio bt151, tudo normal. Os capacitores visivelmente estão normais, troquei mesmo assim e continua com o problema, o fenolite não tem como ser kkk, tem algum palpite pra esse comportamento?

    ResponderExcluir
  16. olha amigo, a propria neon pode causar este problema, verifique o capacitor c5 resistores ao redor dele, fuga no capacitor ou alteração das resistencias pode fazer com que o processo de carga do capacitor se torne muito rapido e a neon dispare antes do tempo previsto.
    mas os componentes que mais causa este defeito são a neon e o capacitor.
    muitas vezes a resistencia abre e não ocorre a carga do capacitor e ai não havera o disparo, mas neste caso a neon pode ter alterado ou o capacitor.
    se a resistencia r4 alterar para menos, tambem pode ocorrer este efeito, isto porque o capacitor vai atingir cerca de 80 volts antes que os capacitores c3 e c4 atinja a carga suficiente para exitar completamente a bobina. o ponto de disparo da neon fica entre 60 e 80 volts, se a neon se alterar ela ira disparar com voltagem bem inferior tambem, por isso estes componetes que te falei podem causar este problema.
    desligue a neon e veja se a voltagem em cima de c3 e c4 atinge ao menos 250 volts, se isto não acontecer o bt ou o diodo d5 podem estar com fuga, observe que a voltagem em cima de c3 e c4 podem chegar em até os 350 volts em alguns aparelhos, por isso é bom ter cuidado pra não levar choque, pois é bem forte hein rsrsrsrs.
    mas é isso ai, qualquer duvida é só entrar em contato.
    abraços e obrigado pela visita ao blog.

    ResponderExcluir
  17. Aparentemente os resistores e capacitores estão normaisl. Coloquei um diac (usado) no lugar da neon, o problema continuou, mas ao medir a voltagem no diag, a coisa toda se estabilizou e está trabalhando normal, só que preciso do meu multimetro kkkkk, não posso deixar ele em paralelo com o diac hehehe. Estaria o diac com algum problema?

    Quando eu coloco apenas uma ponta de prova no diac o rítimo aumenta, daí quando coloco outra ponta pra medir a voltagem a oscilação reduz e fica normal gerando alta. A voltagem no diac ficou na média de 25v. Imagino que este teste com diac dá dicas do problema, mas não sei concluir nada hehe. O que você acha?

    ResponderExcluir
  18. Fiz um hacking hehe, coloquei um capacitor de poliéster de 1 uF em paralelo com o diac e ficou "bunito"! hehe, mas eu gostaria de saber o que se passa. Se tiver uma luz pra mim... obrigado. Vou visitar constantemente seu blog, achei aqui muito bacana.

    ResponderExcluir
  19. olha amigo, em questão de os resistores e o capacitor estar aparentemente bons é algo que muitas vezes deixa a gente na mão, eu sempre prefiro a certeza em vez das aparencias, principalmente em relação aos capacitores, pois ja tive problemas com muitos componentes que aparentava estar bons, inclusive eram medidos e passavam nos testes.
    diodos, trnsistores e capacitores são mestres para fazerem isto.
    o diac disparar com 25 volts, tem algo errado ou seu diac tem um ponto de disparo muito baixo. neons são muito baratas e geralmente facil de encontrar, coloque uma neon novinha e veja o que acontece.

    observe que tem duas resistencias de alto valor, r4 e r6 se elas alterarem o ponto de disparo tambem se alteram.
    troque r4 por um valor um pouco maior e veja o que acontece, não coloque um valor muito elevado, pois isto diminuiria meuito a frequencia dos disparos, eu recomendaria o maximo de 4m7 pois acima o tempo pode ficar muito lento entre um disparo e outro.

    bom, é isso ai amigo, qualquer novidade me diga ai que a gente vai se falando pra tentarmos resolver este problema.

    ResponderExcluir
  20. estou com sentinela 100.000 super turbo mas nao consigo fazer ele funcionar,quanda a bobina esta conectada o capacitor apresenta que esta com defeito, tiro o cabo da bobina ele apresenta bom.alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  21. Amigo boa tarde, gostaria de saber quantos Volts entra na bobina e na saída dela ? E uma outra dúvida é a potência do CH1 ?? Obrigado t+

    ResponderExcluir
  22. ola amigo, td blz?
    bom, a voltagem que é aplicada na bobina podera variar entre uns 250 a 350v dependendo da precisao dos componentes e de seus valores.
    na saida da bobina teremos algo que podera variar bastante dependendo da construçao da bobina.
    com uma bobina bem enrolada com cerca de 60 espiras no primario, dividido em duas camadas e cerca de 2500 espiras no secundario, dividido entre 10 ou 11 camadas.
    com essas caracteristicas em uma bobina, poderemos chegar proximo aos 9000v, mas como pode haver algumas variaçoes, vamos dizer que a voltagem de saida da bobina varie entre 6000 e 10000v.

    é isso ai amigo.

    um forte abraço e fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo gostaria de saber site encontro luz de neon apropriada para esse tipo de aparelho..
      e tambem quero saber se ao enrolar a bobina no primario com duas camada usa isolate entre elas

      Excluir
    2. tire de um teste , desses comuns

      Excluir
  23. Amigo boa noite, uma outra dúvida minha é em relação ao Relé CH1 de 1 Polo e 2 posições, o meu chegou a torrar o mesmo quando foi ligado no 220v e gostaria de saber se ele é 12V e se você teria algum modelo dele especifico para recomendar para a troca?? Obrigado desde já, fique com DEUS..

    ResponderExcluir
  24. acho que tem algo errado ai amigo, no eletrificador nao tem rele, mas sim uma chave que faz a mudança de estado de 110 para 220v quando vc for usar em uma rede de 220v, portanto CH1 é uma chave seletora de voltagem ok.

    um forte abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, gostaria de saber, se você postou algo sobre como enrolar este Transformador, e gostaria de saber qual a dimensão deste carretel e o tamanho da perna central do núcleo que este transformador precisa usar ?

    ResponderExcluir
  26. de uma olhadinha nos comentarios e vc vai achar as dicas de como enrolar esta bobinas, quero ainda fazer um tuto sobre essas bobinas, mas ainda nao tive tempo devido a correria do di-a-dia, mas assim que for possivel estarei fazendo um tutorial sobre como enrola-las

    um forte abraço e boa sorte ai.

    ResponderExcluir
  27. Eu verifiquei já e gostaria só de saber o tamanho do núcleo da bobina ??

    ResponderExcluir
  28. AMIGO, NO CASO DE VC USAR CANO DE PVC PARA FAZER A BOBINA, O INTEIRO DO CANO DEVERÁ SER PREENCHIDO COM MATERIAL DO TIPO TIRAS DE LATÃO OU OUTRO MATERIAL PARECIDO.

    EU PREFIRO USAR O FERRO DE VELHOS TRANSFORMADORES PARA O PREENCHIMENTO DO NÚCLEO DE TAIS BOBINAS, MAS A MAIORIA QUE VEM PARA QUE EU RECONDICIONE, USAM UM NÚCLEO FEITO COM TIRAS DE LATÃO. O FUNCIONAMENTO NÃO É PREJUDICADO, UMA VEZ QUE ESSAS BOBINAS NÃO NECESSITAM DE PRECISÃO EXATA

    ResponderExcluir
  29. ola amigo gostaria de saber se a bobina pode ser de carro?

    ResponderExcluir
  30. olha amigo, a bobina de carro é projetada para trabalhar em 12v, e neste caso ela ira trabalhar com voltagem acima dos 150, isso significa que a voltagem na saida ira ser muito elevada, o que provavelmente provocara um vazamento de alta voltagem, no entanto vc podera fazer o terste e ver como funciona, caso de vazamento de alta, vc desiste da usa´la ou tenta modificar o circuito para mandar menor voltagem na bobina.

    ResponderExcluir
  31. rebobinei uma bobina, a primaria fiz uma camada com fio grosso, a segundaria com fio 36 com 10 camadas, no momento ela funcionou bem, mas depois de alguns minutos ela diminuiu o batido, a sua resistencia prevaleceu 350, porque.

    ResponderExcluir
  32. AMIGO, ESTE APARELHO FOI VC MESMO QUEM MONTOU OU PEGOU PARA CONSERTO, NO CASO DE VC TER PEGADO ELE PARA CONSERTO, PODE ESTAR ACONTECENDO O SEGUINTE: O SCR PODE ESTAR COM UMA CERTA FUGA, O DOIDO QUE TRABALHA EM PARALELO COM O SCR OU COM A BOBINA TAMBEM PODEM APRESENTAR ESTE TIPO DE PROBLEMA.

    DIODOS COM FUGA OU EM CURTO É ALGO BEM COMUM EM ELETRIFICADORES RURAIS E SÃO GRANDES CAUSADORES DE DORES DE CABEÇA POR MUITAS VEZES PASSAREM DESAPERCEBIDOS.

    UM PROBLEMA BEM COMUM É ELES FICAREM INTERMITENTES, AS VEZES BATE E AS VEZES NÃO, OUTRAS VEZES BATEM DE FORMA DESORDENADA, ESTE PROBLEMA É GERALMENTE CAUSADO PELO SCR, OU SEJA, AQUELE BT151 QUE É USADO NA MAIORIA DOS ELETRIFICADORES RURAIS.

    DE UMA OLHADINHA AI NOS COMPONENTES, POIS A BOBINA DIFICILMENTE SE ALTERA.

    BOA SORTE AI AMIGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a isolação da bobina pode ser feito com bobina crepe de uso geral, aquela branca que se usa em pintura. A mais larga. Qual a grossura do fio que devo usar na primaria da bobina do eletrificador e quantas voltas

      Excluir
  33. a bobina pode ser isolada com a fita crepe de uso geral, uma branca que se usa em pintura, mas ela é larga. Quantos volta dou no fio da primaria da bobina do eletrificador e qual a espessura do fio. na primeira bobina que enrolei eu utilizei o mesmo fio da primaria não troquei, sera por isso que diminuiu a batida

    ResponderExcluir
  34. olha amigo, a fita crepe transparente dificulta o trabalho, pois devido a transparência, vc fica vendo a camada anterior e isso pode prejudicar, pois poderá acontecer de vc remontar algumas espiras sem perceber, lógico que isso quando se trata do secundário que é composto de fio 38, ja para o primário é mais simples, devido ao fato de ser enrolado com fio bem mais grosso, que pode ser entre 19 e 23, já peguei algumas que é enrolada o primário com fio 25, no entretanto, mesmo com essa diferença na espessura do fio primário, os resultados são satisfatório.

    quanto ao fato de usar o mesmo fio primário da bobina na hora de rebobinar, não vai interferir no bom funcionamento, a não ser que o fio do primário também tenha sido danificado, o que é raro acontecer, pois geralmente essas bobinas queimam apenas o secundário.
    eu sempre uso o fio primário das bobinas.

    boa sorte e bom trabalho ai amigo.

    ResponderExcluir
  35. quanto de resistencia tem um transformador de 30 kilometros na segundaria, o de 50 kilometro, o 100 kilometro, e se eu for rebobinar estes tranformador quantas camadas tenho que fazer na segundarias destes transformador, e se posso fazer com o fio 36. se eu colocar muitas camadas vou aumentar a resistencia, ele pode matar.

    ResponderExcluir
  36. Qual SITE SEGURO que consigo comprar o fio AWG 36 e o papel isolante, verniz, qual a espessura do papel de isolação. Observação para bobina de eletrificador

    ResponderExcluir
  37. posso fazer a isolação entre camadas com cartolina da bobina do eletrificador

    ResponderExcluir
  38. AMIGO, OBSERVE QUE AQUELA CARTOLINA QUE VEM NA BOBINA, TEM UMA FINA CAMADA PLASTICA, CASO USE UMA ESPECIE DE CARTOLINA COM AS MESMAS PROPRIEDADES, TUDO BEM, MAS SE NAO TIVER A CAMADA PLASTICA, OU SEJA, CARTOLINA COMUM, ENTAO NAO SERVE.

    VC ACHA EM LOJAS DO RAMO UM PAPEL PROPRIO PARA ISOLAMENTO DE BOBINAS, E AI É SÓ CORTA-LO NA LARGURA E COMPRIMENTO QUE VC PRECISA.

    EU PREIFIRO A FITA CREP, AQUELA QUE NAO É TRANSPARENTE, DA UM BOM ACABAMENTO E UM ISOLAMENTO DE QUALIDADE.

    ResponderExcluir
  39. AQUI EM MINHA REGIAO, COMPRO OS FIOS QUE PRECISO EM UMA CASA QUE VENDE MATERIAIS PARA REFRIGERAÇAO.
    NESSA LOJA AQUI, QUE TEM O NOME REFRIGERAÇAO CESTARI, TEM MUITO MATERIAL PARA QUEM TRABALHA COM REFRIGERAÇAO E REPAROS EM ELETRO-DOMESTICOS.
    ACHO QUE EM LOJAS DO TIPO AI EM SUA REGIAO, VC DEVERÁ ENCONTRAR OS FIOS E MUITOS OUTROS MATERIAIS QUE PRECISAR

    ResponderExcluir
  40. QUANTO A RESISTENCIA DAS BOBINAS, PODE VARIAR DE UMA PARA OUTRA.
    POR EXEMPLO: AS BOBINAS DOS SENTINELAS, ZEBUS E SIMILARES, FICAM COM RESISTENCIA PROXIMA A 500 OHMS, JA AS BOBINAS DOS GUACHUKAS, ANGONESES E SIMILARES, FICAM COM RESISTENCIA PROXIMA A 300 OHMS.

    QUANTO A KILOMETRAGEM COM QUE O APARELHO TRABALHA, ISSO VAI DEPENDER DO DIAMETRO DO FIO E DO TIPO DE BOBINA, OBSERVE QUE AS BOBINAS PARA MAIOR QUANTIDADE DE CERCAS, SAO ENROLADAS EM NUCLEOS MAIORES E COM CONDUTORES MAIS GROSSOS.
    NA MAIORIA DAS VEZES OS ELETRIFICADORES MAIS POTENTES TEM SUA BOBINA ENROLADA EM CARRETÉIS COM NUCLEOEM FORMAS DE E-I, ISSO PERMITE UM MAIOR RENDIMENTO.

    QUANTO AO NUMERO DE CAMADAS, VC PODE ENROLAR MAIS CAMADAS, NO ENTANTO, QUANTO MAIOR A VOLTAGEM NA SAIDA MELHOR DEVERÁ SER O ISOLAMENTO ENTRE CAMADAS E TAMBEM O ESPAÇO QUE SOBRA ENTRE O FIM DO ENROLAMENTO E O FIM DA CAMADA ISOLANTE.

    UM OUTRO PONTO É QUE OS EELETRIFICADORES NAO DEVE TER UMA VOLTAGEM MAIOR QUE OS 10.000 VLOTS, POIS SE VC ELEVAR MUITO A TENSAO, O ISOLAMENTO DA CERCA PODERÁ NAO SER SUFICIENTE PARA TAL POTENCIA, E CONSEQUENTEMENTE, A TENSAO PODERA VAZAR PARA O TERRA, PERDENDO ASSIM, TODA UTILIDADE, UMA VEZ QUE SE O CHOQUE VAZAR PARA O TERRA, A CERCA NAO TERA NENHUMA SEGURANÇA ELÉTRICA.

    OS ELETRIFICADORES RURAIS TRABALHAM COM TENSOES NA SAIDA QUE VARIAM DESDE OS 3,000 ATÉ OS 10,000 VOLTS, DEPENDENDO DA MARCA E DA POTENCIA DO APARELHO.

    ResponderExcluir
  41. qual o nome do papel isolante que posso comprar e a espessura do papel, a espessura do espaguete primário e secundário,qual o melhor verniz, para rebobinar a bobina do eletrificador de cerca zebu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO, EU SEMPRE COMPRO MAS NUNCA PERGUNTEI O NOME, MAS VOU DESCOBRIR PRA VC OK.

      DEPOIS POSTO AQUI PRA VC O NOME DO PAPEL.

      Excluir
    2. amigo, o papel proprio para este trabalho chama-se isoflex craft c/ película de poliéster, porém a fibra de poliester de 0,05mm ou próximo, serve muito bem, até 0,10 mm pode ser usado, mais que isso ficaria muito grosso, se bem que a qualidade do isolamento seria melhor, mas temos que levar em conta o custo beneficio .
      porém tanto o isoflex quanto o poliéster não vem cortados na largura das bobinas, pelos menos aqui em minha região, aqui eu compro estes materias por quilo, eles vem em rolos com 1m de largura, cortamos o comprimento que queremos e pesamos para ver quanto vai custar o que queremos.

      aqui em minha região estes materiais estão custando cerca de 40 R$ o quilo, mas olha, se vc comprar 1 quilo, vc vai ter material para trabalhar muito tempo, depois é só cortar na largura certa que vc precisa e comprimento de acordo com as necessidades de isolamento da bobina e mãos a obra

      Excluir
  42. porque depois de rebobinar ela fica dando faiscas dos lados, ela esta bem isolada e invernozada. alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO, SINTO MUITO, MAS SUA BOBINA FICOU DANDO VAZAMENTO DE ALTA VOLTAGEM, OBSERVE QUE AO ENROLA-LA VC CHEGOU COM AS CAMADAS MUITO PRÓXIMO AO LIMITE DO ISOLAMENTO E POR ISSO FICOU VAZANDO ALTA VOLTAGEM PELAS LATERAIS DA BOBINA.
      VC TERÁ QUE DESENROLAR E ENROLAR NOVAMENTE, MAS DEIXE MAIS ESPAÇO ENTRE O FIM DE CADA CAMADA DO ENROLAMENTO E O FIM DA CAMADA ISOLANTE, AMANHÃ VOU VER SE TIRO UMAS FOTOS MOSTRANDO ESTE PROCEDIMENTO E POSTAREI AQUI.
      QUALQUER DUVIDA É SÓ PERGUNTAR AQUI AMIGO.

      Excluir
  43. todas bobina que enrolo que não desmancho a primaria porque ela esta boa não da vazamento, mas todas que enrola a primaria da vazamento, do jeito que ela esta enrolada eu enrola, faço três camada de papel isolante uma em cima da outra do jeito que vem mas da o vazamento, não estou entendendo

    ResponderExcluir
  44. amigo, deixe mais espaço entre o fim do enrolamento e o fim da camada isolante,
    o isolamento deverá ser o melhor possível, pois todo vazamento é provocado por deficiência no isolamento, seja por falta de isolamento entre camadas ou seja pelo fato de o enrolamento chegar muito próximo ao fim da camada isolante.

    observe que se o vazamento ficar acontecendo pelas laterais, é provavel que as camadas do enrolamento passou do limite que deveria e ficou muito próximo ao fim da camada isolante, e devido a este fato a alta voltagem escapa pelas laterais.

    ResponderExcluir
  45. Ola. tentei enrolar sem sucesso uma bobina para eletrificador. Segui este procedimento:cano pvc 20mm Primario: 60 voltas de fio awg24 e secundário AWG36 com 3000voltas em 11 camadas.
    Acontece q no primário as 60voltas ocupam pouco espaço (meu caso uns 6cm) fiz em uma camada só.
    Mesmo assim as camadas do secundário (aprox. 300voltas/camada) tem q ser sobrepostas para caber nesses mesmos 6cm..
    Devo espacar cada volta do primário afim de obter uma certa distancia linear e assim fazendo as 300voltas não se sobrepor na camada?
    obrigado e parabéns ao blog

    ResponderExcluir
  46. olá amigo, bom, faça o seguinte, enrole o primário com fio 21 AWG e faça da seguinte forma, enrole primeiro o secundário e nunca deixe que o enrolamento chegue até o fim da camada isolante, deverá ficar um espaçamento entre o fim do enrolamento até o fim da camada isolante, ou seja, a camada isolante deverá ter um comprimento maior que o comprimento da camada do enrolamento.
    depois de enrolado o secundário, faça um bom isolamento para em seguida enrolar o primário.

    o primário nem sempre é enrolado primeiro, em alguns casos enrolamos primeiro o secundário e em seguida o primário.

    o primário não quer dizer que é o primeiro enrolamento a ser feito, mas significa que é o enrolamento por onde a corrente entra na bobina ou trafo e o secundário é o enrolamento por onde a bobina ou trafo libera a voltagem de saida.

    bom amigo, ao enrolar primeiro o secundário da bobina, isso irá facilitar o processo de rebobinagem, uma vez que para enrolar uma camada de fio bem fino sobreposta a uma camada de fio grosso, o processo fica mais dificil, então por isso enrolaremos primeiro as camadas de fio fino e por ultimo o fio grosso.
    vc poderá enrolar umas 11 camadas de fio fino 36 ou 38 AWG e duas de fio grosso 21 ou 22 AWG

    ResponderExcluir
  47. ola novamente.. A potencia aumenta se utilizar como base cano mais grosso q 20mm? tipo 25 ou 32mm? a quantidade de espiras mudam de acordo com o espessura do cano ? muito obrigado

    ResponderExcluir
  48. se eu utilizar um fio awg 33 na secundaria e dar 11 volta vai funcionar bem a bobina do eletrificador. pois com o fio mais grosso é muito melhor enrolar

    ResponderExcluir
  49. amigo, o fio primário é o 21 e no máximo 23, enquanto no secundário o fio deve estar entre o 36 e 38 AWG.

    observe que com fio mais grosso no primário, o rendimento é melhor, ou seja, se aumentarmos o diâmetro do fio primário, a corrente absorvida pela bobina será maior e consequentemente será também maior a corrente aplicada ao enrolamento secundário.
    por outro lado, se diminuirmos o diâmetro do fio secundário, então caberá mais voltas de fio por camada e com isso irá aumentar a voltagem na saída,
    mas observe que ao aumentar a voltagem enrolando mais voltas de fio mais fino, diminuiremos a corrente.
    para manter a mesma corrente e elevarmos a voltagem, devemos manter a espessura do fio e aumentar o numero de camadas na bobina.

    amanhã estarei postando algumas imagens de uma bobina sendo rebobinada, porém são apenas imagens, mas já da para tirar um pouco de duvidas.
    vou comentar um pouquinho sobre as imagens na postagem para esclarecer o melhor possivel

    ResponderExcluir
  50. Já tentei rebobinar e usar fita crepe mas não funciona a bobina começa bater bem mas depois de alguns minuto ela diminui o batido.
    As bobinas que você rebobina, você passa verniz camada por camada ou quando termina ela mergulha no verniz
    O meu maior problema é na isolação da primaria para segundaria, quando faço o enrolamento da primaria e isolo passa corrente para segundaria, sera que é o tipo do papel que estou usando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, veja o post que fiz recentemente sobre essas bobinas, acho que lá vc vai encontrar um pouco de detalhes sobre essas bobinasde

      Excluir
  51. AMIGO, PUBLIQUEI UM POST RECENTE SOBRE ESSAS BOBINAS, DE UMA OLHADA, ACHO QUE VC ENCONTRARA ALGUNS DETALHES LÁ QUE IRÃO LHE AJUDAR

    ResponderExcluir
  52. se eu enrolar um transformador da guachuca de 50 km com a secundaria com fio 36 vai funcionar bem dando 11 camadas, pois ele vem com o fio mais grosso. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha amigo, é aconselhável que vc utilize o fio com o diâmetro original, pois ao utilizar um fio mais fino na bobina, caberá mais espiras por camada e consequentemente irá aumentar a tensão na saída, por um lado seria bom, pois aumentaria o alcance em relação a quilometragem que o aparelho pode alcançar, por outro lado, fica mais fácil ocorrer vazamento de alta tensão entre camadas e isso poderia causar uma perda de serviço enrolando a bobina.

      o fato que mais deve ser levado em conta na hora de enrolar bobinas de eletrificadores é a questão de isolamento, pois é a maior causa de defeitos em bobinas, um isolamento mal feito causa a perda total do serviço efetuado e dos fios que foram utilizados.
      portanto, é sempre bom prestar muita atenção quanto a qualidade e perfeição do isolamento.

      Excluir
  53. Boa noite amigos estou montandos uns aparelho de cerca eletrica rural.
    ate montei uma girigonça quase igual a sua para enrolar a bobina fryback.
    gostaria de saber como que eu faço uma bobina para certa distacia tipo 30 km, 50km,60km e 80km etc.
    e se todos os circuito que vc demostra no seu blog serve para todas as kilometragem ou se tem q modificar os dois..

    ResponderExcluir
  54. caro amigo, não sei se vc ja teve a oportunidade de observar as bobinas de eletrificadores guachuka, pois geralmente são para uma maior quilometragem que os sentinelas e zebus comum.

    observe que as bobinas para maior quilometragem, geralmente são enroladas com condutores um pouco mais grosso e tem seu nucleo em formato E/I e não nucleo simples como os eletrificadores mais simples.
    é claro que podem ser enrolados bobinas de maior potencia com nucleos comum, porém o núcleo deverá ser maior e os condutores mais grosso.

    observe também que quanto maior a quilometragem a ser percorrida, maior deverá ser a voltagem aplicada ao arame da cerca, observe que se vc usar um aparelho especifico para medir a voltagem aplicada nas cercas, e medir a voltagem aplicada por um eletrificador com especificação para 30km, vc irá obter uma leitura aproximada de 3000 volts, como estes aparelhos marcam suas medidas em Kvolt, vc irá ler um valor próximo de 3 Kvolt, ou seja, 3000 volts, da mesma forma se medir a voltagem de um aparelho de 50 km, vai ler um valor próximo a 5000 volts, ou seja, 5 Kvolt (quilovolt) e assim por diante.
    se notarmos, vemos que a variação é de 1000 volts para cada 10 quilômetros, sendo assim temos: 3000 volts para 30 quilômetros, 5000 volts para 50 quilômetros, 10000 volts para 100 quilômetros, porém nunca é aconselhável a ultrapassar o valor de 10000 volts em uma bobina, pois quanto maior o valor da tensão aplicada na cerca, melhor deverá ser a qualidade de isolamento da cerca, pois caso contrario a tensão poderá vazar para o terra e a cerca ficar desprotegida.

    bom, espero ter esclarecido alguma de suas duvidas, não sou expert no assunto, mas faço o que posso para ajudar os amigos.

    ResponderExcluir
  55. quanto aos circuitos, os mais indicados para 50 km ou mais são os quachukas, os zebus e similares são indicados para menores distância, se bem que existem modelos de eletrificadores zebu e sentinelas para grandes distâncias, porèm ainda não tive a oportunidade de esquematizar um deles

    ResponderExcluir
  56. Boa noite amigo muito obrigado pela dica, eu estou fazendo umas bobinas aqui com fio awg 20 primário e fio awg 27 secundário
    Coloquei 60 voltas no primário e 1,300 voltas secundário , não sei quantos volts esta saindo , sei q esta funcionando muito bem. vc conhece as bobinas fm eletrônicos é de santa catarina eles fabrica vários modelos de bobinas ,e dos modelos transformador , eu queria comprar umas 3 bobinas deles para eu testar , mas eles nao quiseram me vender so acima de 20 bobinas por modelos..

    ResponderExcluir
  57. olha amigo, eu ainda não conheço as bobinas da fm eletrônicos.
    eu nunca precisei comprar bobinas, pois todos os serviços que faço sempre recupero as bobinas, e quando preciso improvisar alguma, ai eu parto pro jeitinho brasileiro rsrsrsrs.

    quanto a voltagem de sua bobina, observe que a relação de espiras é de aproximadamente 21x1, sendo assim, para cada volt aplicado no primário da bobina, vc terá no secundário aproximadamente 21 volts, neste caso, se vc aplicar 100 volts ao primário, vc terá no secundário aproximadamente 2100 volts.

    basta vc medir quantos volts está sendo aplicado ao primário da bobina e multiplicar por 21 que terá um resultado aproximado do valor obtido no secundário.
    quando digo um valor aproximado, isso se deve ao fato de que saber com exatidão o valor obtido é meio difícil, e outro fato é que no calculo que fiz aqui sobre a relação de transformação de sua bobina não deu um resultado exato, ou seja, dividindo a quantidade de espiras do secundário pela quantidade do primário, obtive um resultado de aproximadamente 21,66 e está seria a relação de transformação da bobina, é logico que existem perdas, porém como essas bobinas não exigem precisão exata, podemos de certa forma desconsiderar as perdas.

    não sei se vc alguma vez ja fez algum calculo de transformadores, mas observe que a relação de transformação sempre acompanha a relação de espiras.

    é isso ai amigo, td de bom pra ti e boa sorte com as bobinas ai.

    ResponderExcluir
  58. ola sera que voce me manda o esquema eletrico do sentinele super turbo 38000 , o meu imail e jardelsilva007@yahoo.com.br desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  59. olá amigo, obrigado pela visita!
    em relação ao esquema desse modelo, vou ficar te devendo, pois os esquemas de eletrificadores que disponho aqui, são esquematizados por mim mesmo quando pego tais aparelhos para concerta-los, ai aproveito, esquematizo e libero o esquema para que outras pessoas se beneficiem com a disponibilidade dos esquemas para auxilia-los na hora da manutenção, porém esse modelo ainda não tive o prazer de trabalhar nele.

    ResponderExcluir
  60. boa tarde esse diagrama da placa ela e bi vots

    ResponderExcluir
  61. ola amigo poderia postar porfavor ai o esquema do centinela a bateria. obrigado amigo . meu emeil e dperochini@yahoo.com.br to presizando muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo!
      Olha, vou ver se tenho aqui em minha oficina algum eletrificador sentinela que seja a bateria e se tiver, esquematizo e posto aqui no blog, porém se não tiver algum aqui para que eu possa esquematiza-lo, ai não tenho ideia de quando vou conseguir um para esquematizar e postar.
      caso eu tenha um aqui, esquematizo e posto ainda nessa semana ok!

      Excluir
    2. amigo tenho um sentinela a bateria que queimou o trafo da placa e nâo comsigo identificar que trafo e ?

      Excluir
  62. olha amigão, vou te falar, esse trafo você provavelmente vai ter que desmontar com muito cuidado, ir desenrolando e marcando onde começa e termina cada enrolamento, espessura do fio e quantas voltas para depois voltar a enrola-lo!
    dificilmente você ira conseguir esse trafo no comercio. devido a baixa procura por tal componente, a empresa dificilmente o coloca a venda, tem apenas para uso próprio! outro motivo é que é raro queimar esse trafo!

    olhei aqui na minha oficina e não encontrei nenhum que funcione a bateria, se tivesse algum eu poderia esquematizar o danado, mas como não tenho nenhum aqui, ai fica mais dificil te ajudar!

    bom, se voc^for desmontar o trafo e ele for com núcleo de ferrita, você primeiro deve aquecer o nucleo para que a cola amoleça e você consiga desmontar o nucleo sem quebra-lo ok!
    eu sempre uso a lampada série pra fazer o aquecimento do nucleo, caso você se interesse em desmontar o trafo e nunca fez isso usando a lampada serie para aquecer o nucleo, posso te explicar como fazer, mas se não me engano deve ter até alguns videos no youtube que mostra como fazer.

    qualquer duvida é só perguntar, no que eu puder ajudar pode ter certeza que farei o possivel!

    ResponderExcluir
  63. ola amigo . o pior e que ja desmontei o trafo e remontei como estava mas nâo sei por que motivo nâo fumcionou. se puder esquematisar o circuito eu agradeso pois me ajudara bastante amigo ,ok

    ResponderExcluir
  64. quanto a aquecer o nucleo com lampada serie numca ouvi falar . se puder me esplicar agradeso . pois aprender sempre e bom .

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde camarada, o secundário eu sei que o ideal é enrolar com 36 ou 38, mas o que tenho à mão é o 34 no momento. Acha que vai ficar bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo!
      Bom, ao rebobinar com fio 34 você devera aumentar a quantia de camadas na bobina pra que ela mantenha valor de tensão o mais próximo possível ao valor de tensão da bobina original.

      Bom, como vc deve saber, caso aumentar-mos o numero de camadas no secundário, também aumentaremos a tensão na saída, o mesmo acontece caso diminua algumas espiras no primário, porém não é aconselhável diminuir muito o numero de espiras no primário, pois caso diminua muito as espiras no primário, ocorrera sobre carga no scr e o mesmo se queimara muito rapidamente!

      Mas é isso ai amigo, vc coloca algumas camadas a mais na bobina e fica blz, vc pode colocar umas 2 camadas a mais e ver como fica a potencia do choque!

      Excluir
  66. Boa tarde camarada, montei este projeto, não pra comercio claro mas para fins didáticos. Funcionou perfeitamente porém achei meio rápida a oscilação. Marquei aqui e ficou entre 2,5 e 3 hz. Pode me dar uma dica de como diminuir esse cadencia pra aproximadamente 1 hz. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resolvido, estudei o circuito e troquei R6 por um de valor mais alto. Coloquei 10M e ficou oscilando com 1,2 hz.

      Excluir
  67. Até que fim encontrei o que tanto procurava, parabéns seu blog é show.

    ResponderExcluir
  68. Até que fim encontrei o que tanto procurava, parabéns seu blog é show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita amigo!
      Seja sempre bem vindo ao blog e fico feliz por saber que encontrou o que procurava!

      Excluir
  69. Vce teria um diagrama de eletrificador 12v?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      no momento não tenho!
      mas os eletrificadores que trabalham com 12v tem um inversor que faz com que esses 12v seja transformado em 120v ou mais!
      Bom, pelo que me recordo, em mais de 15 anos de trabalho peguei apenas um modelo de eletrificador que trabalhava direto em 12v, era um modelo da marca falcon, porém me deparei poucas vezes com tal modelo!

      Excluir
  70. Manda aí esquema elétrico modelo SR30.000 BVA sentinela automático 127/220volts

    ResponderExcluir
  71. Alguém tem e pode me ajudar com esse esquema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo!
      Esse modelo eu não tenho!
      Os modelos que tenho esquema postado aqui no blog, são de aparelhos que pego para conserto e aproveito para fazer o esquema!
      Como vc vai poder observar, esses esquemas de eletrificadores rurais aqui postados vc não encontra em nenhum outro lugar e caso encontre vai descobrir que ja foi copiado aqui do blog!
      Se em algum momento eu me depara com esse modelo que o amigo precisa do esquema, com certeza vou esquematiza-lo e postar aqui o esquema, mas até o momento eu não tenho para poder ajudar o amigo1

      Um forte abraço e muito obrigado pela visita ao blog!

      Excluir
  72. qual o diodo que usa nesse modelo de placa.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos David... amigo o diodo usado são o IN4007.. inclusive numa das perguntas aqui mesmo ele respondeu ia perguntar tyambem mas vi a resposta do amigo do blog. abs

      Excluir
  73. Ola amigo... gostei do seu blog e agora vou seguir direto... quero montar uma placa desse seu projeto, pois tenho um cobra 3000 e torrou a placa nem esquema dela consegui, entao nao sei qual resistor de entrada ele possuia, sao 3 para o fase e 3 para o neutro... emfim vou montar essa sua placa mas , te pergunto.... no esquema ali onde esta o 220 volts no desenho nao liga a lugar nenhum... o que posso mudar para montar em apenas 220 volts ? grato abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo!
      Obrigado pela visita e seja sempre bem vindo!

      Bom, para montar ele apenas para 220v, vc vai eliminar o capacitor C2 e a chave seletora de tensão.
      Observe que em 220v ele não usa o capacitor C2 e a outra posição da chave também não é usada nesse caso, então é só remover C2 e a chave>

      Boa sorte na montagem!

      Excluir
    2. Obrigado Marcio, sou o Luiz do comentario abaixo, montei em apenas 220 volts, ficou Show...abs

      Excluir
  74. Obrigado amigo pelas dicas montei e deu certo, mas realmente ficou oscilando rapido, creditos tambem ao amigo RODRIGO LUCIANO que recomendou coocar resistor R6 de 10M, entao coloquei em serie com resistor de 1M e ficou oscilando em torno de 1hz, quando cruza por uma chave isolo o de 10M e fica oscilando rapido pelo de 1M ... grato pela ajuda de voces...abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok meu amamigo, eu estava vendo aqui no pc os esquemas salvos aqui, e o resistor é realmente de 10M, quando fui publicar no blog, ouve um erro na hora de inserir os dados, vou corrigir isso!
      Obrigado e seja sempre bem vindo!

      Excluir
  75. olá...estou com uma em manutenção ,mas não sei o valor dos componentes.pois torrou alguns.
    p´reciso por gentileza o esquema :sentinela LB 30.000 BVA. AGRADEÇO...

    ResponderExcluir
  76. Bom dia Márcio!
    Será que no lugar da bobina poderia usar um transformador de microondas?

    ResponderExcluir
  77. Ola boa noite,posso usar um trafo de microondas nesse projeto

    ResponderExcluir
  78. ola nao entendi pelo esquema como ligar em rede 220 v onde ta 220 nao tem linha de ligacao

    ResponderExcluir
  79. Gostei muito do seu projeto, parabéns, gostaria se possível vc mostrasse como montar uma bobina para eletrificação de cerca rural. o meu email é; albertosousacorrea@gmail.com

    ResponderExcluir
  80. Qual componente pode ser mudado pra aumentar a potencia/joules?

    ResponderExcluir
  81. preciso do esquema do eletrificador "monitor vk 21"

    ResponderExcluir
  82. Bom dia gostei muito do seu blog,estou aprendendo sobre eletrificadores de cerca eletrica rural com este projeto senhor poderia me indicar quais mudanças eu poderia fazer para aumentar a potência
    Pretendo usar 2 triack bta41-600b
    Pretendo ter uma saída de 20.0000 volts 15 a 20 J
    Se tiver como deixar uma lista do que preciso alterar nos outros componentes obrigado.

    ResponderExcluir
  83. Posso encher o núcleo da bobina com qualquer ferro ? Tem algum q rem eficácia maior ?

    ResponderExcluir
  84. Como aumentar a cadência do eletrificado? É muito lento.

    ResponderExcluir

DEIXE UM COMENTÁRIO, SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE.