sejam bem vindos

Este blog é dedicado a eletrônica, portanto todo aquele que curte eletrônica e queira participar, sejam bem vindos. Fiquem a vontade e se quiser que algum de seus arquivos, dicas ou idéias seja publicada aqui no blog, basta entrar em contato no e-mail marcio562008-@hotmail.com, e terei o maior prazer em publicar seu material, junto com arquivo coloque sempre o seu nome para que seja adicionado junto a publicação o nome de quem contribuiu com o material. espero a contribuição dos amigos para tornar este blog um excelente local de busca sobre informações em eletrônica. A todos que quiserem colaborar, o meu muito obrigado.





terça-feira, 26 de abril de 2011

INVERSOR DE VOLTAGEM E CARREGADOR DE BATERIAS

ARQUIVO  PUBLICADO NO SITE
Construyasuvideorockla


7 comentários:

  1. AMIGO TEIXEIRA:
    E COM INMENSO PRAZER PODER CONTACTAR COM VOCE.PRIMEIRO QUE NADA OS MEUS CUMPRIMENTOS,PARA VOCE E FAMILIARES.
    ESTIVE A VER O CIRCUITO DO INVERSOR DE VOLTAGEM E CARGADOR DE BAT.EU TENTANDO CONSTRUIR UNS PAINEIS SOLARES.PREGUNTO:ESTE CIRCUITO SERVIRIA PARA CONECTAR UM BANCO DE 8 BATERIAS? COMO PODRIA FAZER UM INVERSOR DE 2000W-3000W-5000W,QUE MODIFICACOES TERIA DE FAZER NO CIRCUITO QUE VOCE MOSTRA NESTA PAGINA.
    AGRADESO-LHE INMENSO QUE ME AYUDE,JA QUE SERIA DE INMENSA AJUDA.
    CUMPRIMENTOS,BENSAOS E SAUDE PARA VOCE E PARA TODA FAMILIA.ADEUS.

    MEU NOME: FERNANDO VIEIRA.
    MEU E-MAIL:ROCKKY@COX.NET

    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  2. olá amigo, td bem?

    bom, modificar o projeto talvez não seja a parte mais difícil amigo, o mais difícil é o dimensionamento do transformador uma vez que a potencia que você pretende é bastante alta e isto implicaria em um super transformador, o que tornaria o sistema bastante pesado e o trafo deveria ser muito bem dimensionado. no seu caso eu acho que seria mais viável mesmo o uso de um nobreak, o que na verdade apenas vc estaria deixando de montar o circuito né, pois este circuito se trata de um sistema nobreak e como hj em dia vc encontra nobreaks a um custo bem significativo.

    mas para uso com painéis solares e bancos de baterias tem algumas empresas que trabalha com equipamentos muito bons para este fim, de uma olhadinha no site energia pura, eles tem umas coisas bem legais.
    mas caso vc queira um inversor para uma potencia bem elevada como esta que vc deseja, o mais viável seria inversores do tipo smps, são pequenos, leves e muito eficientes, porem o processo de montagem é bem critico e só deve ser feito por pessoas com bastante experiencia, pois qualquer pequeno erro resulta em um funcionamento inesperado.
    as smps trabalham no mesmo método das fontes chaveadas e o calculo dos transformadores é que torna td mais difícil devido ao fato de os transformadores com núcleo de ferrite não ser tão simples de calcular como os convencionais, mas na net tem uns caras que fazem uns trabalhos muito bom.
    eu nunca tentei montar um inversor smps devido a falta de tempo, pois vivo meio que na correria sabe, acho que não é algo muito difícil, mas ainda não tive a oportunidade de trabalhar em uma smps.
    já fiz consertos em fontes e inversores chaveados, mas nunca montei.

    mas voltando ao inversor, no caso de modifica-lo para aumentar sua potencia, temos apenas que aumentar a quantidade de transistores exitadores, assim como seus resistores de polarização e a amperagem do transformador, pois quanto maior a amperagem do trafo, maior a potencia que ele ira liberar e também sera necessário mais transistores para exita-lo, pois esta relacionado a potencia de saída, corrente do trafo e a quantidade de potencia que os transistores podem dissipar, no caso os tip3055 são os transistores que exitam o trafo e para aumentar a potencia temos que aumentar a corrente do trafo e o numero de transistores que excitam o trafo.
    bom amigo é isso, não sei se consegui responder sua pergunta como vc esperava, mas fique a vontade para continuar a perguntar e o que eu puder ajudar pode ter certeza que farei o possível.
    um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. AMIGO MARCIO:
    ESPERO QUE SE ENCONTRE DE SAUDE,VOCE E SUA FAMILIA.
    ACUSO-ME DE TER RECIBIDO O VOSSO CORREIO,O QUAL AGRADESO IMENSO.
    AMIGO,NAO E'QUE SEJA BRUTO OU TAPADO,MAS A ELECTRICIDADE PARA MIM E'COMO EM CHINES,ENTENDO ALGUMAS COISAS E GOSTO,MAS NAO E'O MEU FORTE.TENHO FEITO ALGUNS PROJETOS,ISTO E'COMPRO OS CIRCUITOS E ARME-OS E ASSIM VOU FAZENDO ALGUMA COISA UTIL PARA A CASA.
    AGORA PENSEI EM MONTAR UNS PAINEIS SOLARES PARA A CASA E ASSIM ECONOMIZAR ALGUM DINHEIRO, PORQUE HOJE EM DIA A ECONOMIA ESTA CADA VEZ MAIS DIFICIL,E SE PODEMOS UTILIZAR O QUE O MEIO AMBIENTE NOS DA'PORQUE NAO O APROVEITAR SE E'DE BORLA.DE BORLA NAO E'MAS SIM SE PAGARA COM O TEMPO.A SITUASAON ECONOMICA ESTA'PELO CHAON,PELO MENOS PELO MEU LADO,POR ISSO ESTOU PROCURANDO A ECONOMIA PELO LADO QUE SEJA.
    BEM,VAMOS FALAR NO QUE ME LEVOU A COMUNICAR-ME COM VOCE.JA'AGORA E APROVEITANDO A SUA BOA BONDADE,TENHO UMAS PERGUNTAS PARA FAZER-LHE E DESCULPE A MINHA IGNORANCIA.:
    1a-O PLANO QUE BAIXEI E' DE QUANTOS WATTS?
    2a-O QUE E'O SISTEMA NOBREAK?
    3a-O QUE E' UM INVERSOR SMPS?
    4a-QUAIS SAON OS RESISTORES DE POLARIZASAON?
    5a-QUE AMPERAGEM E'PRECISO PARA 2000 E 3000 WATTS?
    AMIGO MARCIO,VOCE FARIA-ME O FAVOR DE FAZER-ME UM PLANO DE UM CIRCUITO DAS MODIFICASOENS QUE SERIAM PRECISAS FAZER PARA QUE FIQUE TUDO BEM FEITO E NAO TENHA ERROS NO FUTURO.E JA'AGORA NAO TERA' POR AI'UM CIRCUITO DE POWER SAVE OU ALGUM OUTRO PROJETO DE AHORRAR ELECTRICIDADE?,OU ENTAON A FORMA DE PARAR O CONTADOR DA LUZ?
    AMIGO,OLHANDO PARA O DIAGRAMA DA PAG.1,VEJO QUE SO APARECEM 2 TIP3055 E NA LISTA DE MATERIAIS APARECEM 4 ONDE ESTAON OS OUTROS 2?.
    POR HOJE NAO O ENFADO MAIS,RECEBA DE MIM OS MEUS MAIS SINCEROS CUMPRIMENTOS E QUE DEUS O CUIDE, A VOCE E A VOSSA FAMILIA.
    SEU AMIGO,FERNANDO.

    ResponderExcluir
  4. bom amigo, vc diz o plano que baixei é de quantos wats? não tem como eu saber ainda, pois não vi o plano que vc baixou, se puder me enviar ou passar o link para que eu posa dar uma olhada, ai sim posso ter uma ideia.

    o sistema nobreak é um sistema alimentação continua, ou seja, quando existe energia na rede o nobreak pega esta energia, estabiliza, alimenta o sistema ligado a ele e carrega uma bateria ou um banco de baterias, dependendo do nobrteak é claro! quando ha o corte de energia na rede o nobreak usa a bateria para produzir a energia necessária para manter o sistema funcionando.
    o tempo que o nobreak ira funcionar sem energia dependerá da capacidade da bateria ou banco de baterias ligado a ele, ou seja, quanto maior a quantidade de corrente acumulada pela bateria, maior o tempo em que o nobreak manterá o sistema em funcionamento mesmo com o corte de energia da rede.
    os nobreaks são muito usados para alimentar computadores e sistemas que necessita de uma alimentação permanente e sem flutuação.
    existem os nobreaks dc que trabalham com baixa voltagens e são mais especifícos para sistemas com painéis solares onde ele ira receber a voltagem do painel, estabiliza-la, alimentar o sistema e permitir que uma bateria ou banco de baterias seja carregado e quando o painel não estiver produzindo energia a bateria ou banco de baterias passara a ser consumido pelo sistema. assim funciona um sistema nobreak.

    quanto aos inversores smps, não sou muito entendido no assunto, mas de acordo com o que estudei sobre eles e as fontes chaveadas, deu para entender alguns pontos sobre eles.
    o inversor smps faz o mesmo trabalho de um inversor linear ou inversor comum como o chamamos, porem os inversores smps trabalham com uma frequência alta que geralmente varia de acordo com o projeto e as necessidades do projetista. a maioria trabalham em uma gama de frequência que pode variar entre 25 e 90 KHz e por isso usam transformadores com núcleos específicos enquanto que os inversores comum trabalham a 60 Hz e usam os núcleos laminados que todos estamos acostumados. seu principio de funcionamento é o mesmo das fontes chaveadas muito usadas nos dias atuais.
    o fato de operar com frequências mais altas que as fontes e inversores lineares, tornam os projetos mais complicados, porem tem um melhor rendimento, melhor desempenho, menor peso e tamanho mais reduzido.

    os resistores de polarização são os que estão ligados na base dos transistores, que neste caso são os de 1 ohms.

    quanto a amperagem, eu não sei te dizer, mas tenho certeza que é bem alta, pois para se ter uma ideia da grandeza, imagine que o enrolamento de saida que vai alimentar o o sistema, ou seja, o enrolamento que vai produzir os 120 volts, devera ter uma corrente aproximada de 17 amperes para suportar 2000 wats de potencia, dai se nota que a amperagem para o enrolamento de 12 volts que ira receber o sinal da bateria para oscilar e transforma-lo em 120v devera ser bem alta mesmo. neste caso eu posso te dizer que pra fazer o calculo de um trafo deste eu uso um programinha chamado trafocalv que tenho a verão v3 o qual acho um ótimo programa.

    quanto a planejar este sistema, é algo que foge ao meu alcance, eu aconselharia vc a tentar contato com pessoas especializadas no assunto e ai sim vc teria um bom suporte, porem sabemos que os profissionais desta area cobram bem caro pelos seus serviços.


    ResponderExcluir
  5. bom amigo, eu não sou um profissional experiente nesta area, meus conhecimentos são bem limitados e tento ajudar da melhor maneira possivel. mas se há algo que descobri é que as vezes sai menos caro um sistema ja pronto, claro que isto depende de que tipo de sistema e de qual o grau de complexidade e de dificuldade para montagem, poi hj a maioria dos equipamentos profissionais usam microprocessadores para realizar um serviço mais confiável, as vezes podemos usar um sistema simples e obter bons resultados, mas quando se trata de algo mais complexo, eu o aconselharia a usar equipamentos profissionais, pois assim vc estaria dando uma proteção a mais a seu patrimônio.
    sabe, quando se trata de montagens caseiras, geralmente é mais para hobbystas, é logico que muitos equipamentos caseiros tem qualidades profissionais, mas porem deve ser montados por pessoas com experiência em montagens eletrônicas. inversores com esta potência é algo bem profissional e por isso deve ser muito bem projetado, eu particularmente não montaria pra mim um inversor com esta potencia, acho que seria algo meio que exagerado.

    bom amigo, é isso por enquanto, não sei se ajudou, precisando é só dizer, a getnte faz o possível para ajudar.
    ah, desculpe pela demora em responder, pois ando meio que na correria sabe.

    um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. PREZAD0,BOM DIA,FAVOR INFORMAR ENVIAR DIAGRAMA DO MEDIDOR DE CAMPO PROMAX, MODELO MC 160B. ABRAÇOS,BRUNO

    ResponderExcluir

DEIXE UM COMENTÁRIO, SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE.