sejam bem vindos

Este blog é dedicado a eletrônica, portanto todo aquele que curte eletrônica e queira participar, sejam bem vindos. Fiquem a vontade e se quiser que algum de seus arquivos, dicas ou idéias seja publicada aqui no blog, basta entrar em contato no e-mail marcio562008-@hotmail.com, e terei o maior prazer em publicar seu material, junto com arquivo coloque sempre o seu nome para que seja adicionado junto a publicação o nome de quem contribuiu com o material. espero a contribuição dos amigos para tornar este blog um excelente local de busca sobre informações em eletrônica. A todos que quiserem colaborar, o meu muito obrigado.





sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

SUPER FONTE COM LAYOUT PARA MONTAGEM

CAROS AMIGOS, DEMOROU UM POUCO, MAS AQUI ESTÁ
O LAYOUT DA PCB PARA QUE POSSAM MONTAR
E DESFRUTAR DE UMA ÓTIMA FONTE DE ALIMENTAÇÃO
TANTO PARA QUEM FAZ USO EM BANCADA,
QUANTO PARA OS QUE USAM O PX.
NO PROJETO DO LAYOUT HÁ UMA PEQUENA ALTERAÇÃO
EM RELAÇÃO AO PROJETO ORIGINAL, POREM A UNICA
ALTERAÇÃO SE REFERE AOS TRANSISTORES DE POTENCIA
QUE AO INVÉS DO 2N3055 FOI MODIFICADO PARA TIP3055
COM O ÚNICO OBJETIVO DE FACILITAR A MONTAGEM EM
UMA PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO. MAS NADA IMPEDE
QUE VOCÊ USE O 2N3055.

IMAGEM EM 3D FEITA COM DIP TRACE

PCB LADO DOS COMPONENTES


PCB LADO COBREADO

DOWNLOAD DO PDF PARA IMPRESSÃO DO PCB 

21 comentários:

  1. Ola! amigo esse Dip Trace tem uma interface simples? é facil de mecxer?nunca utilizei,sabe onde posso baixa lo é gratis?

    ResponderExcluir
  2. caro amigo, ele é bem simples e vc pode encontra-lo na net, porem a versão free é limitada a 300 pinos e não exibe imagens em 3D.
    encontrar o serial dele na net não foi tão facil.
    bom, tente baixar na net a versão 2.2.0.9 que é a que uso aqui, ele esta em ingles e existe o tradutor para espanhol, porem prefiro usar em ingles mesmo, pois estou mais familiarizado com ele em ingles. baixe tambem o instalador de modelos 3D, pois ele é separado do programa.
    se pudesse eu te enviava ele por e-mail, mas o arquivo todo quase atinge os 160mbts o que torna dificil devido minha net ser bem lenta e as limitações do hotmail.
    sem registrar ele funciona tudo normal, porem não é possivel exiber as imagens em 3D e nem ultrapassar 300 pinos.
    um ponto importante é que a organização automatica de componentes não faz o que vc espera que faça, então a organização dos componentes deve ser feita manualmente.
    eu adoro usar este programa, muitos podem não gostar, mas devido a facilidade em se aprender a usa-lo, eu dificilmente trocarei por outro programa quando se trata do roteamento de placas.
    meus esquemas são feitos com o pcb wizard quando quero fazer simulações, depois de tudo testado no simulador ai eu faço o esquema no diptrace e depois a conversão para o pcb. bom, parece ser muito simples né, mas nem tudo é tão simples que todos sejam capazes, nem tão complicado a ponto de todos desistirem, é mais uma questão de pratica, depois que vc pega o jeito dele é uma maravilha.
    quanto a simuladores, sempre faço pequenas simulações, e para isso uso o pcb wizard, o qual acho muito bom, porem nem todo tipo de simulação é possivel devido ao fato de certos componentes não existir em sua biblioteca, mas é muito bom.
    e quanto ao registro do diptrace, baixe os arquivos que te falei na net, se não conseguir me avise, tente conseguir o registro lá tambem, mas se não conseguir e a grana tiver meia curta pra comprar uma licença, ai sempre tem aquele jeitinho brasileiro né!
    bom, no inicio da pagina esta meu e-mail, se precisar pode entrar em contato por e-mail e a gente se fala, pois quando se trata de registro de programas ai conversa tem que ser meio que particular né.
    abraços e boa sorte, lembre-se se precisar pode entrar em contato.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns.. Fazia uns dois meses que estava atras do projeto de uma fonte com o layout da placa... so uma duvida, o positivo que sai dos diodos retificadores ja vai direto pra base dos transistor de potencia?
    MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  4. amigo, observe que o positivo vai direto ao coletor dos transistores de potencia, onde a voltagem entra sem estar estabilizada e sai pelo emissor onde o sinal já está estab9ilizado, na base dos transistores de potencia é inserida a voltagem de referência, a qual é necessaria para a estabilidade da fonte.
    observe tambem que a proteção da fonte atua sobre a base dos trs de potencia através dos trs de controle de referencia.
    esta é uma ótima fonte, eu uso a um bom tempo e não fico sem ela de maneira alguma, quando alguem chega aqui e me compra a que esotu usando, eu faço outra rapidinho, pois não fico sem uma dessa de maneira alguma.
    há, não esqueça de colocar um bom dissipador para os transistores de potencia ok, eu geralmente ainda uso um sistema de refrigeração forçada para que minha fonte não esquente de jeito nenhum.
    um outro ponto no caso de refrigeração forçada é que a alimentação da ventoinha não pode ser retirada da parte estabilizada da fonte, então eu uso um 7812 para alimentar um cooler e retiro a voltagem do positivo principal, pois o cooler ligado na saida da fonte onde a voltagem já está estabilizada, não sei porque motivo faz com que a proteção anti-curto não funcione. é isso ai amigo, qualquer duvida é só entrar em contato.

    um forter abraço e boa montagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou montar ela pra tocar meu voyager vr9000... desmontei um daqueles iversores de corrente de caminhao, de 12v p/ 127v. tem quase todos os componentes, incluindo um dissipador grandão pra 6 transistors. Mais uma vez agradeço essa postagem, sou só curioso, ja montei outras fontes, seria mais facil pegar uma fonte atx de pc pra tocar o radio mais não vejo graça nenhuma nisso, pra ser sincero nao sei pegar o diagrama e montar o layout das trilhas... por isso sua postagem me salvou..
      tks

      Excluir
  5. ola amigo queria um esquema de em fonte chaveada 45+45 com 2amp acima com pcb se vc tive me manda para o meu email aldessom@hotmail.com ou stetsomgatinho@gmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  6. Valeu amigo,gostei do seu projeto, fico grato se vc me informar como postar minhas ideias e projetos aqui para os amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, para publicar seus materiais aqui no blog, basta envia-los para meu e-mail que estarei postando aqui no blog, no topo da pagina vc encontrara meu e-mail, se vc quiser ver um arquivo seu publicado aqui no blog, poderá me enviar o arquivo ou um link, caso seu arquivo esteja em algum banco de dados na net, e junto com seu material, envie seu nome e tambem poderá enviar seu e-mail para que os leitores do blog possam entrar em contato com vc.
      e´isso ai amigo, fique com deus.

      se tiver algo para podermos publicarmos aqui no blog, será de grande valia, pois ja faz um bom tempo que nao publico nada de novo aqui, muita correria sabe, e por isso acabo ficando sem tempo para trabalhar em novos materiais para publicar.

      Excluir
  7. o link DOWNLOAD DO PDF PARA IMPRESSÃO DO PCB está off...tem como alguem upar gostei muito do projeto,,,,

    ResponderExcluir
  8. oi amigo, o link está ok, acabei de testar aqui e está funcionando perfeitamente, talvez seja o seu navegador, tente com um navegador diferente e veja se vai funcionar, experimente usar o mozila ou o chrome ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amigo,,,que coisa estranha, tentei no mozilla, e no chrome mas não vai, fica a pagina branca sem resposta...tentei baixar pelo mipony tb não foi...queria muito esse esquema como faço?

      Excluir
  9. faça o seguinte, deixe o pedido por e-mail que assim que possivel estarei te enviando por e-mail, veja no topo da pagina o meu e-mail e deixe o pedido através dele ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo muito obrigado mesmo já estou mandando o pedido...só mais uma pergunta tem como modificar esse circuito para uma saída de 24V x 2 a 3A?

      Excluir
  10. FR PROMOTORA desde 1998 CNPJ: 02.773.549/0001-44 Será que é difícil conseguir R$ 25,00 para investir no seu futuro? Empresa com mais de 150 mil sócios. 100% legal. Sendo um divulgador ativo você tem muitos benefícios e renda extra, que podem chegar a R$ 8.818,25 por mês. E ainda participa do sorteio de 2 salários todo mês. Cada cadastro que vc cadastrese JÁ... e comece a ganha dinheiro
    Está esperando o que para fazer parte dessa parceria de SUCESSO!!!Se você nem parar para conhecer uma oportunidade oferecida por uma empresa real e com mais de 15 anos de atividades, pode desistir de procurar por uma oportunidade, pois dificilmente você encontrará uma oportunidade mais real e mais segura do que esta que você conhecerá agora. https://www.frpromotora.com/clientes/clientes_cadastrar.php?id=josiassilva984473

    Acesse e cadastre-se http://www.frpromotora.com/Josias Silva 984473

    ResponderExcluir
  11. olá amigo mteixeira56, poderia disponibilizar os downloads dos arquivos para mim? pois os links estão off.
    de antemão muito obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok amigão, link atualizado.
      para um melhor desempenho em relação aos retificadores, usar o diodo 6A10 ao invés do 2N5402.
      obrigado pela paciência.

      Excluir
  12. E eu quebrando a cabeça para montar esta fonte, projetando layout e aqui está tudo prontinho, desde 2012! Obrigado por compartilhar. Ficou muito bom seu layout no DipTrace.

    ResponderExcluir
  13. Ótimo projeto valeu por compartilhar...

    ResponderExcluir

DEIXE UM COMENTÁRIO, SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE.