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domingo, 30 de junho de 2013

BOBINAS DE ELETRIFICADORES

Bom gente, hoje eu estou postando aqui algumas imagens
das bobinas dos eletrificadores mais comuns como zebu
e sentinela, sendo que este modelo de bobina é utilizado nos 
modelos de menor potência, pois de maior potência utilizam
bobinas do tipo transformadores. 

em uma outra oportunidade estarei postando algo sobre as 
bobinas do tipo transformador. por hora vou postar sobre
essa bobina mais simples.

vejam as imagens abaixo


observe na imagem o carretel preso a maquina pronto para
 ser rebobinado. observe que aqui o primário já está enrolado, 
pois não precisei desenrola-lo, pois o mesmo estava bom.
note que o fato do primário ser enrolado antes ou depois do
enrolamento secundário não influência no funcionamento
da bobina, basta que sejam bem enrolados e tudo ficará perfeito


aqui podemos ver também o material isolante, uma vez 
que o mesmo não foi danificado, então vou reutiliza-lo.
caso este material isolante tivesse sido danificado, 
utilizaríamos a conhecida fita crep para isolar as camadas
da bobina e teríamos um resultado final aparentemente 
igual ao do material original da bobina, porém devo lembrar
que deve se usar no minimo duas voltas de fita em 
cada camada.


aqui vemos uma bobina de fio nº 38 AWG que será utilizado
no recondicionamento da bobina, embora seja meio 
enjoado trabalhar com esse fio devido ao fato de ser 
muito fino, para esta bobina devo utilizar este fio para ter
um bom rendimento da bobina.


podemos ver aqui o fio de cobre soldado a um fio mais resistente.
este fio será usado para dar mais resistência ao conjunto, uma vez
que o fio 38 AWG é bem fino e pode se romper com facilidade.
podemos também passar o fio  de cobre por um espaguete isolante
bem fino, no entanto, este método aqui usado dará mais resistência
mecânica ao conjunto.


aqui vemos a emenda do fio sendo isolada e ao mesmo tempo
preparada para ser presa ao carretel da bobina.


observe nessa imagem como ficou depois de preso ao carretel
da bobina.


aqui foi passado mais um pouco de fita para prender melhor
o fio ao carretel e assim dar mais sustentação ao fio que sai
da bobina para o exterior do sistema.


aqui vemos uma camada de fio ja enrolada, observe que
a camada de fio nunca deverá chegar ao estremo do carretel,
pois se isso acontecer teremos vazamento de alta  voltagem
entre as camadas, e nosso trabalho estaria perdido.


observe aqui a camada já isolada e pronta para receber
a próxima camada sobre ela.


observe nessa camada que houve um certo espaçamento em 
alguns locais, isso causa uma certa perda na bobina, porém a
 perda é muito pequena e não causará grande influência no 
funcionamento da bobina, porém caso houvesse espiras de fios
 remontadas umas sobre as outras, ai sim poderíamos ter um
problema, pois isso sim poderia causar a queima da bobina.
portanto, espaçamento entre espiras, desde que não sejam muitos
podem ser tolerados, mas espiras remontadas jamais!


como podemos ver, sempre há um espaço limite entre
o fim do enrolamento e o fim da camada isolante,
observe que o comprimento da camada isolante é sempre
maior que o comprimento da camada de fio, isso para 
evitar vazamento de alta tensão entre camadas, ou seja,
evitar que a alta tensão escape pelas laterais da bobina.


aqui já estamos no final das camadas, e falta pouco para
 nossa bobina ficar pronta, observe que temos uma ultima 
camada de material isolante.
nessa bobina utilizo o mesmo material original, pois o mesmo
não estava danificado, mas caso tivesse danificado, a 
fita crep faria o trabalha com qualidade profissional rsrsrs.


agora é hora de introduzir o núcleo de volta ao carretel
 da bobina. observe as imagens abaixo.



observe a bobina já com o núcleo introduzido em seu interior.


aqui nossa bobina já está pronta e colocada no 
aparelho, vejam ai tudo prontinho para funcionar.


agora nos resta ver como ficou as faíscas de nossa bobina.
o problema é que a câmera que usei para filmar as faíscas
é uma câmera bem ruim e não ficou um vídeo muito bom, 
mas é possível ver as faíscas.



5 comentários:

  1. Parabéns novamente ao seu Blog e conteúdo!! sempre passando conhecimentos. Gostaria de saber se tens conhecimento de qual a influencia ao utilizar carretel(cano pvc) de maior diâmetro. digo isso pois vi com cano de 20mm e de 32mm.
    obrigado

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  2. olha amigão, vc poderá sim usar núcleos maiores, porém se vc usar a mesma proporção do enrolamento, o rendimento será o mesmo, o maior segredo dos trafos de alta voltagem está no enrolamento, ou seja, quanto mais espiras de fio vc tiver no secundário, mais alta será a voltagem na saída do trafo e a corrente diminui a medida que a voltagem aumenta.
    para se ter um trafo mais potente vc pode sim enrolar em um carretel com diâmetro maior, porém deverá também aumentar o diâmetro dos condutores, assim vc poderá tanto aumentar a voltagem quanto a corrente.

    observe que quanto maior a voltagem de um trafo, melhor deverá ser seu isolamento tanto entre camadas, quanto a distância limite entre o fim de cada camada do enrolamento e a camada isolante.

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  3. se trocar essa bobina por uma de carro ???? será que fica melhor

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    1. sim amigão, fica bem melhor, porém o isolamento da cerca deve ser muito bom, e devemos notar que uma bobina automotiva tem um custo bem elevado se comparado com o custo de construção de uma bobina dessas

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  4. Fera eu preciso que vc entre em contato comigo por gentileza meu watts 34998195617

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