sejam bem vindos

Este blog é dedicado a eletrônica, portanto todo aquele que curte eletrônica e queira participar, sejam bem vindos. Fiquem a vontade e se quiser que algum de seus arquivos, dicas ou idéias seja publicada aqui no blog, basta entrar em contato no e-mail marcio562008-@hotmail.com, e terei o maior prazer em publicar seu material, junto com arquivo coloque sempre o seu nome para que seja adicionado junto a publicação o nome de quem contribuiu com o material. espero a contribuição dos amigos para tornar este blog um excelente local de busca sobre informações em eletrônica. A todos que quiserem colaborar, o meu muito obrigado.





quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

ELETRIFICADOR DE CERCAS RURAL



FAZENDEIRO MODELO ET001-A



TODOS OS CAPACITORES SÃO DE POLIÉSTER, 
EXCETO O DE 2,2uF x 100V  QUE É UM 
ELETROLÍTICO DE 100V OU MAIS.


ESTE ESQUEMÁTICO TEM O OBJETIVO DE  AUXILIAR
OS TÉCNICOS QUE FAZEM MANUTENÇÃO  DE TAIS
APARELHOS, A REPRODUÇÃO E VENDA  DESTE 
EQUIPAMENTO, CONSTITUI CRIME DE PIRATARIA. 


7 comentários:

  1. Olá, em primeiro muito obrigado e parabéns pela colecção de esquemas e ajudas na electrónica. Eu encontrei a sua pagina através da pesquisa no google, pois tenho um eletrificador de cercas eléctricas igual ao da foto e acho que avariou o trafo de pico e estava a pesquisar na net pelo esquema para poder reparar mas o meu eletrificador é de bateria de 12 volts e o esquema electrónico é diferente do modelo que você tem aqui 220V/110V. Não tem o esquema do modelo de 12 volts de bateria? O se possível eu posso enviar foto do trafo ele tem uma referencia em cima que é: IMNT03003 tem 3 pinos de cada lado e o nucleo é de ferrite pelo que percebi ele tem 3 enrrolamentos de fio de cobre, mas pesquisei na net e não aparece nada. Abraço se poder ajudar agradecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu amigo!
      Bom, pelo que entendi, o seu equipamento queimou o trafo do inversor, pois nesse modelo que você cita ai, existem dois trafos não é? Um trafo é o inversor que pega os 12v da bateria e os converte em cerca de 200 a 300v para alimentar o oscilador que excita o trafo de alta.
      Se você puder me enviar algumas fotos da parte interna do mesmo, de preferencia com boa qualidade para que eu possa ver com detalhes tanto o trafo quanto o circuito, seria ótimo, porém esses trafos de inverter referente a esses eletrificadores são bem complicados de enrolar, pois como na maioria das vezes não temos as características do mesmo, fica complicado e para saber a quantidade de voltas seria preciso desenrolar com cuidado o trafo queimado conferindo assim quantas voltas seriam enroladas, ou seja, teria que desenrolar contando quantas espiras cada bobina para enrolar novamente!
      Bom, vou ver depois se tenho algum trafo desses por aqui para ver se posso te ajudar de uma maneira mais eficaz.
      se for me enviar imagens do equipamento, pode enviar para meu e-mail ok

      Excluir
  2. Ola, boa tarde amigo,
    Muito obrigado pela sua ajuda e disponibilidade,
    Pelo que estive a medir o transformador tem 3 pinos de cada lado são um primário e um secundário e depois tem mais um enrolamento em que entra e sai. o núcleo é em EE de ferrite.
    Mesmo que eu desenrole para contar as voltas, não deve ser fácil encontrar no mercado um transformador especificando o numero de voltas, se eu consegui-se uma referencia mas não é fácil estive a pesquisar em casa destes tipo de transformadores mas existem tantos com características e referencias diferentes que fiquei completamente perdido.
    Tentei enviar as fotos não consegui e tambem não consegui postar aqui, deixo link para ver online no me drive.google: https://drive.google.com/folderview?id=0B7MwcNE6EOftZDJuMHNmMzU0b2M&usp=sharing

    Mais uma vez muito obrigado. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo, provavelmente será muito difícil você conseguir outro trafo do mesmo, a não ser que vc entre em contato com a empresa fabricante do equipamento e ela te mande o trafo correto. O objetivo em desmontar o trafo e desenrolar contando a quantidade de espiras em cada enrolamento é para rebobina-lo, pois se você souber exatamente a quantidade de espira em cada enrolamento, você mesmo pode enrola-lo novamente, já fiz muito isso, não é um trabalho digamos assim, gostos de se fazer, mas não é dificil.
      A parte mais enjoada geralmente é a de separação do nucleo, pois as ferritas coladas quebram se muito facilmente caso seja forçada na tentativa de desmontar o trafo.
      Para desmontar esses trafos eu eu ligo uma lampada série entre as duas partes do núcleo e aguardo que o núcleo se aqueça, então após o núcleo se aquecer a cola amolece e se desprende facilmente as duas partes do núcleo.
      Bom, não sei se o seu núcleo ja esta desmontado, mas caso tenha problemas para desmontá-lo, ai fica a dica!

      Excluir
    2. mas amigo, após parar e pensar um pouco, você tem certeza de que este trafo esta com defeito, pois esses trafos raramente se queimam, observe o transistor oscilador e os perifericos ao redor, pois com pude observar, vc conseguiu identificar cada enrolamento do trafo e se todos deram continuidade e não deram fuga de um enrolamento a outro, isso significa que o trafo esta bom!

      Excluir
  3. Olá amigo, eu fiz esse desenho mas o enrolamento (bobine) do lado direito eu deduzi que seria assim pois não tem continuidade os outro tem mas esse não tem nada tipo esta em circuito aberto nem resistência nem continuidade nem bobine, os outro já consegui medir um tem 1,3 ohmios/4,28 mHenry ou outro tem 185,4 ohmios/1,39 Henry e o terceiro nada. Mas mesmo assim com estas medições não sei do terceiro e como você referiu eu fui tentar desmontar e partiu o ferrite. Vou ver o que consigo fazer. Muito obrigado pela ajuda, não pensei que fosse tão difícil estes transformadores. Qualquer das formas fico muito agradecido pela sua disponibilidade e ajuda. Se precisar de alguma ajuda minha é só perguntar o meu mail é: flip.guerreiro@gmail.com. Grande abraço

    ResponderExcluir

DEIXE UM COMENTÁRIO, SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE.